Encontre aqui toda nossa
informação institucional

Sobre a Fest

Sobre a Fest

A Faculdade de Educação Santa Terezinha integra-se ao processo educacional a partir da necessidade de dar continuidade ao trabalho pedagógico iniciado em 1981 no COLÉGIO FREI GIL. Uma iniciativa do casal Manoelzinho e Roza, ambos professores, que têm trilhado com dedicação e compromisso um fazer educação coletivamente, tendo por base os princípios “cristãos da justiça, da ética e da solidariedade, valorizando a competência, as diferenças, a pluralidade cultural e a inovação”.

Neste espírito, a Faculdade de Educação Santa Terezinha (Fest) foi credenciada pela Portaria Ministerial nº 2.611, de 18/09/2002, publicada no D.O.U. nº 183, Seção 1, de 20/09/2002-MEC, permitindo, assim, dar início suas ações acadêmicas, e teve seu último recredenciamento efetivado por meio da Portaria Ministerial nº 1.070, de 23/12/2020, publicada no D.O.U. nº 247, Seção 1, de 28 de dezembro de 2020-MEC.
A Fest tem sua sede na cidade de Imperatriz e nestas quase duas décadas de existência tem se firmado entre as mais respeitadas instituições de ensino superior do estado do Maranhão, com a visão de “ser reconhecida como uma instituição brasileira de ensino superior de vanguarda, de forma a contribuir para o desenvolvimento regional”.
Na Fest, o ensino, a iniciação científica e a extensão, na graduação ou pós-graduação, são de qualidade e estão articuladas com as demandas sociais voltadas às necessidades da nossa região, servindo à comunidade de forma acolhedora e familiar.
A finalidade criadora, educadora e social da Fest tem os cursos como meios e instrumentos para o cumprimento de sua missão, qual seja, “formar profissionais competentes, críticos, comprometidos com o desenvolvimento integral das pessoas, em um ambiente de pluralismo ideológico e de excelência acadêmica, administrativa e de infraestrutura física e tecnológica”.
Somos fortalecidos e impulsionados por nossa comunidade acadêmica: discentes, docentes e pessoal administrativo. Alunos/as comprometidos; professores/as qualificados; pessoal administrativo dedicado. Tudo isto auxiliado por uma infraestrutura apropriada e confortável, gerando humanidade na consecução dos nossos objetivos: “ser uma instituição de ensino superior aglutinadora, aberta a todo o saber, crítica, criativa e competente, com vista a contribuir com o desenvolvimento regional; oferecer por meio do ensino, da iniciação científica e da extensão, formação integral e permanente, visando a qualificação de profissionais agentes de mudanças, conscientes da problemática social que envolve a região; comprometer-se com a democracia na promoção de ações coletivas e participativas em todos os níveis; promover e preservar a cultura para o fortalecimento das identidades.
A família Fest te espera para aprendermos com a qualidade que é nossa.

Fest. Aprender com qualidade!

Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional

Unidade organizacional recursal:
I. Conselho Superior (Consup).

Unidade organizacional consultiva:
I. Conselho Discente.

Unidades organizacionais executivas:
I. Diretoria Geral;
II. Vice Diretoria;
III. Diretoria de Gestão e de Planejamento;
IV. Diretoria Financeira e de Orçamento;
V. Diretoria Acadêmica;
VI. Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Unidades organizacionais consultivas, deliberativas e normativas:
I. Conselho Administrativo (Consa);
II. Colegiado de Curso (COC).

Unidades organizacionais de apoio à diretoria de gestão e de planejamento:
I. Gerência de Pessoas;
II. Gerência de Comunicação e Marketing;
III. Gerência de Tecnologias da Informação;
IV. Gerência de Manutenção, Segurança, Patrimônio, Almoxarifado e Serviços Gerais.

Unidades organizacionais de apoio à diretoria financeiro e de orçamento:
I. Gerência de Contabilidade e de Contas a Pagar e a Receber;
II. Gerência de Sistemas.

Unidades organizacionais de apoio acadêmico:
I. Coordenadorias de Cursos de Graduação;
II. Coordenadoria de Pós-Graduação e Iniciação Científica;
III. Coordenadoria do Instituto de Educação Santa Terezinha (IEST);
IV. Secretaria Acadêmica;
V. Gerência de Biblioteca.

Unidades organizacionais de apoio às coordenadorias de curso de graduação:
I. Núcleo Gestor de Estágio Curricular Supervisionado em Direito;
II. (Escritório Modelo de Assistência Jurídica);
III. Núcleo Gestor de Estágio Curricular Supervisionado em Pedagogia;
IV. (Núcleo de Prática Pedagógica, Oficina Pedagógica e Brinquedoteca);
V. Núcleo Docente Estruturante (NDE);
VI. Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs).

Unidades organizacionais de assessoria:
I. Ouvidoria;
II. Assessoria Jurídica;

Comissões de apoio Acadêmico-Pedagógico:
I. Grupo de Apoio Acadêmico Pedagógico (Gaap);
II. Núcleo de Apoio Psicopedagógico (Naps);
III. Comitê de Ética.

Unidades Administrativas

Unidades Administrativas

Em breve.

Diretoria

Diretoria

MANOEL FERREIRA DA SILVA
monoelferreira@fest.edu.br
Diretor Geral

KLEBER ALBERTO LOPES DE SOUSA
kleber@fest.edu.br
Vice Diretor

MAGNANNY DE JESUS SOARES MANGUEIRA
magnanny@fest.edu.br
Diretora de Gestão e de Planejamento

CONCEIÇÃO DE MARIA BOTELHO MARTINS
conceicao@fest.edu.br
Diretora Acadêmica

Ouvidoria

Ouvidoria

A OUVIDORIA da Faculdade de Educação Santa Terezinha, “OUVIDORIA-FEST” (instituída pela Portaria nº 002/2011/FEST), é um espaço-serviço que funciona como ponte entre as comunidades acadêmicas interna e externa e as estruturas organizacionais da Fest. Espaço-serviço aberto aos discentes, docentes, pessoal administrativo e demais colaboradores, para escutar as reivindicações, as denúncias, as sugestões e também os elogios referentes aos diversos serviços disponíveis à academia.
Atualmente, responde por esse serviço o Prof. Antonio de Pádua Pereira Silva, em atendimento na Sala da Diretoria Acadêmica e Pedagógica, no turno noturno.

1. QUAL O OBJETIVO DA OUVIDORIA?

A ouvidoria vem, antes de tudo, preencher um espaço cada vez mais ampliado com relação ao direito do dsicente-consumidor. O objetivo da ouvidoria é atender essa comunidade participativa, cada vez mais exigente e ansiosa por melhorias na qualidade educacional e na realização de seus direitos como cidadão.

2. COMO FUNCIONA A OUVIDORIA?

O acesso à ouvidoria é garantido a qualquer pessoa que estabelece relações com a Academia Fest (doravante chamada acadêmico/a) que sinta ineficácia dos serviços prestados ou queira contribuir com sugestões, críticas e elogios. A ouvidoria deve ser acionada quando o acadêmico/a não se sentir totalmente atendido, em seus direitos, por outros canais disponíveis às suas demandas.
O canal de acesso mais direto é a relação presencial com o Prof. Pádua, na Sala da Diretoria Acadêmica e Pedagógica. Mas, estão abertos outro canias:  e-mail, telefone, escritos, ofícios, relatos, etc.,  onde o interessado expõe suas críticas/sugestões com todos os detalhes, que permitam ao ouvidor encaminhar aos setores competentes e junto com eles, seguir passo a passo o andamento do serviço e retornar ao solicitante uma devolutiva acerca da problemática.

Para reclamações, denúncias, dúvidas e elogios?

CPA - Comissão Própria de Avaliação

CPA – Comissão Própria de Avaliação

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Em 28 de abril de 2003, o Ministério da educação expediu a Portaria Ministerial nº 11 e, em 27 de maio de 2003, a Portaria Ministerial nº 19, que criou a Comissão Especial da Avaliação da Educação Superior (CEA). Fruto das proposições da CEA tem-se a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O Sinaes delimita duas áreas de abrangência para avaliação institucional: por um lado, a avaliação externa, que é implementada por meio de uma Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), responsável pela avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES), bem como de seus respectivos cursos e, ainda, dos estudantes pelo Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade). Por outro, a avaliação interna, que é de responsabilidade das IES, cuja implementação se processa por meio de uma Comissão Própria de Avaliação (CPA).
A Comissão Própria de Avaliação da Faculdade de Educação Santa Terezinha (CPAFEST) constitui-se em uma unidade organizacional colegiada permanente, responsável pela coordenação do processo de auto avaliação da Fest, atuando com autonomia em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados.
O Projeto de Autoavaliação Institucional (PAI) implantado pela Fest é coordenado e executado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), regulamentada pela Resolução nº 006/2014/FEST, em conformidade com o disposto no PDI e PPI, bem como com a Lei Federal nº 10.861/2004 e demais normas complementares.
O processo de autoavaliação desencadeado pela CPA da FEST iniciou um novo procedimento de avaliação, atendendo orientação do INEP, objetivando um período trienal e o atendimento aos cinco eixos e às 10 dimensões estabelecidas pelo Sinaes.

EIXO 1: Planejamento e Avaliação Institucional. Engloba a dimensão 8 – Planejamento e Avaliação. Abrange a organização, gestão, planejamento e avaliação no que se refere ao funcionamento, representatividade, processo, participação e resultado dos diversos órgãos colegiados e, também, as unidades organizacionais.
EIXO 2: Desenvolvimento Institucional. Com a dimensão 1 – Missão e PDI e a dimensão 3 – Responsabilidade Social. Abrange as políticas de responsabilidade e comunicação social no que se refere a sua contribuição em relação à inclusão, desenvolvimento social e econômico, defesa do ambiente da memória cultural, de produção artística, e utilização da comunicação social.
EIXO 3: Políticas Acadêmicas. Com a dimensão 2 – Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão; a dimensão 4 – Comunicação com a sociedade e a dimensão 9 – Políticas de Atendimento aos Discentes. Abrange a política para o ensino, iniciação científica, extensão e pós-graduação, como, ainda, o atendimento ao corpo discente no que se refere às respectivas normas de operacionalização e participação nas atividades educativas.
EIXO 4: Políticas de Gestão. Englobando a dimensão 5 – Políticas de Pessoal; a dimensão 6 – Organização e Gestão da Instituição e a dimensão 1 – Sustentabilidade Financeira. Compreende as políticas de pessoal, de carreira do corpo docente e técnico administrativo, no que se refere ao aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e condições de trabalho, ainda, os recursos e as políticas de captação no que se refere à adequação, conservação e atualização, segurança e estimulo à utilização e aplicação de recursos em programas na instituição.
EIXO 5: Infraestrutura Física. Engloba a dimensão 7 – Infraestrutura Física. Compreende a avaliação dos espaços e instalações em relação ao atendimento a que se propõe. Observa-se aspectos como: quantidade, dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, segurança, acessibilidade, conservação e infraestrutura de informática e outros.

 

Aspectos autoavaliativos: Avaliação comissional. Realizada pela Comissão Própria de Avaliação da FEST (CPAFEST) a partir do estudo e análise da proposta de avaliação institucional sugerida pelo MEC/SINAES e os documentos da instituição (PDI, PPI, PPCs, Regimento e outros) a fim de estabelecer uma relação entre o proposto e a realidade vivenciada na Fest.
Avaliação acadêmica. Realizada pela comunidade acadêmica (docentes, discentes, técnicos administrativos) a partir de critérios estabelecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para a avaliação institucional externa, a fim de que estes segmentos possam apresentar sua visão e satisfação da/com a Fest.
Avaliação social. Realizada por pessoas físicas e/ou jurídicas da sociedade civil, egressos inclusive, que usufruem direta ou indiretamente dos serviços prestados pela Fest, a fim de definir os caminhos que a instituição deve traçar de modo a retratar os anseios da comunidade.
O Projeto de Autoavaliação Institucional (PAI) da Fest tem acompanhamento contínuo sistemático da CPA e no processo está submetido à revisão e alteração caso se julgue necessário considerar as propostas de enriquecimento dos procedimentos metodológicos desde que sejam significativas para subsidiar o processo avaliativo.

 

Assessoria Jurídica

Assessoria Jurídica

A Assessoria Jurídica é uma unidade organizacional vinculada à Diretoria
Geral, responsável pela representação judicial e extrajudicial da Fest e pela
orientação e consultoria jurídica ao Diretor Geral, aos demais ocupantes de
cargos de confiança das unidades organizacionais da Fest e organizações
expressamente autorizadas pelo Diretor Geral, no intuito de efetivamente
assegurar o cumprimento da legislação, especialmente, no tocante à
educação superior.

Editais

Editais

2024

EDITAL Nº 002/2024 (VESTIBULAR SEGUNDO SEMESTRE 2024)

2024 – PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO SEGUNDO SEMESTRE DO ANO DE
2024 NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA OFERTADO PELA FEST

EDITAL N° 001/2024 (VESTIBULAR PRIMEIRO SEMESTRE 2024)

2024 – PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO DE 2024 NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO OFERTADOS PELA FEST

2023
EDITAL N° 003/2023 (VESTIBULAR SEGUNDO SEMESTRE 2023)

2023 – PROCESSO SELETIVO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO DE 2023, PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (BACHARELADO OU LICENCIATURA) DA FEST.

EDITAL N° 002/2023 (VESTIBULAR SEGUNDO SEMESTRE 2023)

2023 – PROCESSO SELETIVO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO DE 2023, PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (BACHARELADO OU LICENCIATURA) DA FEST.

EDITAL N° 001/2023 (VESTIBULAR PRIMEIRO SEMESTRE 2023)

2023 – PROCESSO SELETIVO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO DE 2023, PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (BACHARELADO OU LICENCIATURA) DA FEST.

2022

EDITAL N° 001/2022 (VESTIBULAR SEGUNDO SEMESTRE 2022)
2022
 – PROCESSO SELETIVO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DO ANO DE 2022, PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (BACHARELADO OU LICENCIATURA) DA FEST.

EDITAL N° 002/2022 (VESTIBULAR SEGUNDO SEMESTRE 2022 TUNTUM)
2022
 – PROCESSO SELETIVO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DO ANO DE 2022, PARA INGRESSO DE BENEFICIÁRIOS DO TERMO DE COOPERAÇÃO FIRMADO ENTRE A PREFEITURA MUNICIPAL DE TUNTUM-MA E A FEST PARA CONCESSÃO DE DESCONTO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA, LICENCIATURA.

EDITAL N° 003/2022 (VESTIBULAR COMPLEMENTAR SEGUNDO SEMESTRE 2022)
2022
 – PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAR PARA INGRESSO NO SEGUNDO SEMESTRE DO ANO DE 2022, NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (BACHARELADO) DA FEST.

EDITAL N° 004/2022- FEST/ PIBID-PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
2022
 – PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAR PARA SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS.

EDITAL N° 005/2022- FEST/ PIBID-PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
2022
 – PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAR PARA SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS.

2021

EDITAL N° 001/2021 (VESTIBULAR DE PSICOLOGIA)
2021
 – PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE PSICOLOGIA DA FEST PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO DE 2021.

 CONTRATO EDITAL Nº 001/2021 – GERAL
2021 – INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DE ENSINO SUPERIOR do processo seletivo para o primeiro semestre de 2021, para o curso de Psicologia, vinculado ao Edital nº 001/2021 da Fest.

EDITAL N° 002/2021 (VESTIBULAR SEGUNDO SEMESTRE DE 2021)
2021 – PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FEST PARA O SEGUNDO SEMESTRE DO ANO DE 2021.

EDITAL N° 003/2021 (VESTIBULAR SEGUNDO SEMESTRE DE 2021)
2021 – PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FEST PARA O SEGUNDO SEMESTRE DO ANO DE 2021.

 CONTRATO EDITAL Nº 003/2021 – GERAL
2021 – INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DE ENSINO SUPERIOR REFERENTE AO EDITAL Nº 003/2021/FEST, DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2021.

 CONTRATO EDITAL Nº 003/2021.2 – UNIFICADO
2021 – INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DE ENSINO SUPERIOR do processo seletivo para os cursos do segundo semestre de 2021 do Edital nº 003/2021 da Fest.

EDITAL N° 004/2021 (VESTIBULAR SEGUNDO SEMESTRE DE 2021)
2021 – PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FEST PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO DE 2022.

 CONTRATO EDITAL Nº 004/2021 – ADITIVO
2021 – INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DE ENSINO SUPERIOR do processo seletivo para os cursos do primeiro semestre de 2022 do Termo Aditivo do Edital nº 004/2021.

Contratos

Contratos

 

2022

CONTRATO EDITAL Nº 001/2022
2022
 – INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DE ENSINO SUPERIOR do processo seletivo para os cursos de graduação ofertados para o segundo semestre de 2022 pelo Edital nº 001/2022 da Fest.

2021

CONTRATO EDITAL Nº 001/2021 – GERAL
2021
 – INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DE ENSINO SUPERIOR do processo seletivo para o primeiro semestre de 2021, para o curso de Psicologia, vinculado ao Edital nº 001/2021 da Fest.

CONTRATO EDITAL Nº 003/2021 – GERAL
2021
 – INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DE ENSINO SUPERIOR REFERENTE AO EDITAL Nº 003/2021/FEST, DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2021.

CONTRATO EDITAL Nº 003/2021.2 – UNIFICADO
2021
 – INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DE ENSINO SUPERIOR do processo seletivo para os cursos do segundo semestre de 2021 do Edital nº 003/2021 da Fest.

CONTRATO EDITAL Nº 004/2021 – ADITIVO
2021
 – INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DE ENSINO SUPERIOR do processo seletivo para os cursos do primeiro semestre de 2022 do Termo Aditivo do Edital nº 004/2021.

(Portarias) Acompanhe a publicação das Portarias

(Portarias) Acompanhe a publicação das Portarias

2022

PORTARIA N° 013/2022/FEST
2022
 – Estabelece normas e procedimentos relativos à apresentação de atestados médicos para fins de afastamentos e faltas aos colaboradores da Faculdade de Educação Santa Terezinha.

 

2021

PORTARIA N° 010/2021/FEST
2021
  Designa o gestor do núcleo de estágio curricular supervisionado em psicologia da Faculdade de Educação Santa Terezinha.

PORTARIA N° 013/2021/FEST
2021
 – Atualização monetária das mensalidades dos cursos de Ciências Econômicas, Direito, Pedagogia, Pesicologia e Teologia da FEST.

 

2020
PORTARIA N° 003/2020/FEST
2020
 – Designa para o exercício do cargo de Coordenador do Curso de Teologia da Faculdade de Educação Santa Terezinha.

PORTARIA N° 006/2020/FEST
2020
 – Designa a Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação Santa Terezinha.

PORTARIA N° 010/2020/FEST
2020
 – Designa os membros do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação Santa Terezinha.

 

2019
PORTARIA N° 001/2019/FEST
2019
 – Designa os membros do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito da Faculdade de Educação Santa Terezinha.

PORTARIA N° 005/2019/FEST
2019
 – Designa a Diretora de Gestão e de Planejamento da Faculdade de Educação Santa Terezinha.

PORTARIA N° 006/2019/FEST
2019
 – Designa Gestor de Pessoas da Faculdade de Educação Santa Terezinha.

PORTARIA N° 021/2019/FEST
2019
 – Designa membros da comissão própria de avaliação (CPA) da Faculdade de Educação Santa Terezinha.

PORTARIA N° 025/2019/FEST
2019
 – Nomeia a Diretora Acadêmica Pedagógica da Faculdade de Educação Santa Terezinha.

 

2018
PORTARIA N° 017/2018/FEST
2018
 – Nomeia a coordendora do Curso de Direito da Faculdade de Educação Santa Terezinha.

 

PORTARIA N° 018/2018/FEST
2018
 – Regulamento para Estágios do Curso de Psicologia 

 

2017
PORTARIA N° 002/2017/FEST
2017
 – Designa os membros do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Educação Santa Terezinha.

PORTARIA N° 008/2017/FEST
2017
 – Nomeia a Secretária-Adjunta da Faculdade de Educação Santa Terezinha.

 

2016
PORTARIA N° 002/2016/FEST
2016
 – Designa os membros do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Ciências Econômicas da Faculdade de Educação Santa Terezinha.

PORTARIA N° 016/2016/FEST
2016
 – Designa os membros do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Educação Santa Terezinha.

 

2015
PORTARIA N° 014/2015/FEST
2015
 – Designa o coordenador de pós-graduação da Faculdade de Educação Santa Terezinha.

PORTARIA N° 015/2015/FEST
2015
 – Dispões sobre critérios para concessão de Bolsa de Estudos sobre a modalidade de Bolsa Responsabilidade Social (BRS) no âmbito do Programa Acadêmico de Responsabilidade da Fest (PROFEST), e dá outras providências.

PORTARIA N° 018/2015/FEST
2015
 – Retifica nome de unidade administrativa da Faculdade de Educação Santa Terezinha.

 

2011
PORTARIA N° 002/2011/FEST
2011
 – Dispõe sobre o Serviço de Ouvidoria no âmbito da Faculdade de Educação Santa Terezinha – Fest.

PORTARIA N° 015/2011/FEST
2011
 – Regula os atos solenes de colação de grau da Faculdade de Educação Santa Terezinha.

PORTARIA N° 016/2011/FEST
2011
 – Regulamenta a estrutura e o funcionamento dos Núcleos Docentes Estruturantes dos Cursos de Graduação da Faculdade de Educação Santa Terezinha.

PORTARIA N° 035/2011/FEST
2011
 – Fixa o valor de cobranças para taxas acadêmicas.

PORTARIA N° 038/2011/FEST
2011
 – Designa professores para constituírem a comissão de colação de grau da Fest.

 

2010
PORTARIA N° 018/2010/FEST
2010 – 
Constitui e disciplina a organização, o funcionamento e as atribuições do Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAPS da Faculdade de Educação Santa Terezinha. 

 

2009
PORTARIA N° 002/2009/FEST
2009 – 
Aprova e normatiza as ações e procedimentos para a prática do Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação Santa Terezinha – Fest.

PORTARIA N° 004/2009/FEST
2009 – 
Normatiza o uso do Laboratório de Informática da Faculdade de Educação Santa Terezinha – Fest.

PORTARIA N° 018/2009/FEST
2009 – 
Disciplina a organização, o funcionamento e as atribuições na Biblioteca Roza Maria Soares da Silva.

 

2008
PORTARIA N° 005/2008/FEST
2008 – 
Regulamenta as normas complementares do Regime Disciplina do Corpo Discente da Fest previsto no Art. 102 do Regimento Interno desta IES. 

PORTARIA N° 006/2008/FEST
2008 – 
Aprova e normatiza as ações e procedimentos (regulamento) para a prática do Estágio Superviosionado no Escritório Modelo de Assistência Jurídica – Dom Affonso Felippe Gregory (EMAJ) da Faculdade de Educação Santa Terezinha – Fest.

PORTARIA N° 015/2008/FEST
2008 – 
Dispõe sobre a oferta de disciplina em período de férias. 

 

2007
PORTARIA N° 006/2007/FEST
2007
 – Regulamenta, no âmbito da Faculdade de Educação Santa Terezinha, a comprovação de “EXTRAODINÁRIO APROVEITAMENTO DE ESTUDOS”previsto no § 2° do Art. 47 da lei N° 9.394, de 1996.

PORTARIA N° 012/2007/FEST
2007
 – Nomeia o Diretor da Tesouraria (tesoureiro) da Faculdade de Educação Santa Terezinha.

 

2006
PORTARIA N° 001/2006/FEST
2006 – 
Delega Competências à Kleber Alberto Lopes de Sousa, Vice-Diretor da Fest. 

PORTARIA N° 010/2006/FEST
2006 – 
Regulamenta o programa de TUTORIA ACADÊMICA – PTA, para os Cursos de Ensino Superior da Faculdade de Educação Santa Terezinha – Fest.

PORTARIA N° 015/2006/FEST
2006 – 
Regulamenta o prazo de transferência para os cursos de ensino superior da Faculdade de Educação Santa Terezinha.

PORTARIA N° 019/2006/FEST
2006 – 
Nomeia a Diretora da Oficina Pedagógica do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação Santa Terezinha.

 

2005
PORTARIA N° 003/2005/FEST
2005 – 
Nomeia o Vice-Diretor da Faculdade de Educação Santa Terezinha.

PORTARIA N° 013/2005/FEST
2005 – 
Fixa o procedimento para matrícula em DISCIPLINA ISOLADA.

PORTARIA N° 016/2005/FEST
2005 – 
Define os termos e as condições a observar na realização das Jornadas Acadêmicas da Faculdade de Educação Santa Terezinha.

PORTARIA N° 023/2005/FEST
2005 – 
Disciplina a composição, o funcionamento e as atribuições do Conselho Superior – Consup – da Faculdade de Educação Santa Terezinha.

 

2004
PORTARIA N° 002/2004/FEST
2004 – 
Regulamenta o procedimento a ser adotado nos processos adminsitrativos de aproveitamento de estudos dos cursos de graduação da Faculdade de Educação Santa Terezinha.

PORTARIA N° 007/2004/FEST
2004 – 
Regulamenta o procedimento a ser adotado nos processos administrativos disciplinares relativos a infrações praticadas por membros do corpo docente e discente, e ainda, do quadro de técnico administrativo da Faculdade de Educação Santa Terezinha, quando desatenderesm ou transgredirem do compromisso imposto pelo art. 99, do regimento interno da Fest.

PORTARIA N° 011/2004/FEST
2004 – 
Plano de Carreira da Faculdade de Educação Santa Terezinha.

 

2003
PORTARIA N° 002/2003/FEST
2003 – 
Regulamenta a sistemática de aproveitamento de estudos dos cursos de graduação da Faculdade de Educação Santa Terezinha.

Resoluções

Resoluções

2021
RESOLUÇÃO N° 001/2021/FEST
2021
  Institui na Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST) aditivo ao regime de justificação de ausências às aulas (RJA), bem como ao regime de compensação de ausências (RCA) para os casos relacionados à crise sanitária provocada pelo coronavírus.

RESOLUÇÃO N° 002/2021/FEST
2021
  Estabelece o regulamento geral para a política de extensão da Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST).

2020
RESOLUÇÃO N° 001/2020/FEST
2020
  Regulamenta a sistemática para o componente curricular obrigatório de Estudos Independentes (EI) nos cursos de graduação da Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST).

2019
RESOLUÇÃO N° 001/2019/FEST
2019
  Regulamenta a sistemática de avaliação da aprendizagem nos cursos de graduação da Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST).

RESOLUÇÃO N° 002/2019/FEST
2019
  Institui da Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST) as diretrizes norteadoras para elaboração de monografia em cursos de graduação.

2018
RESOLUÇÃO N° 015/2018/FEST
2018
  Regulamenta o programa de atividades artístico-culturais (PROART) da Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST).

2016
RESOLUÇÃO N° 009/2016/FEST
2016
  Regulamenta um programa de ingressos na FEST por intermédio de indicação de um discente-FEST (Indicador).

RESOLUÇÃO N° 010/2016/FEST
2016
  Estabelece a organização e funcionamento geral do programa de iniciação científica da Faculdade de Educação Santa Terezinha (PROINCFEST).

RESOLUÇÃO N° 011/2016/FEST
2016
  Estabelece o regulamento geral para a formação de núcleos de estudos na Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST).

RESOLUÇÃO N° 012/2016/FEST
2016
  Estabelece o regulamento geral para o funcionamento do comitê de ética em pesquisa da Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST).

2015
RESOLUÇÃO N° 007/2015/FEST
2015
  Estabelece o regulamento geral para os cursos e programação de pós-graduação na Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST).

RESOLUÇÃO N° 008/2015/FEST
2015
  Regulamenta na Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST) a constituição e funcionamento do conselho de discentes (CONDI).

2014
RESOLUÇÃO N° 005/2014/FEST
2014
  Dispõe sobre regulamentação e ser adotada nos processos administrativos disciplinares relativos a infrações praticadas por membros do corpo discente, e ainda, do quadro de contratados da Faculdade de Educação Santa Terezinha, quando desatenderem ou transgredirem o regimento disciplinar interno da FEST.

RESOLUÇÃO N° 006/2014/FEST
2014
  Dispõe sobre a organização, o funcionamento e as atribuições da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Educação Santa Terezinha.

2012
RESOLUÇÃO N° 001/2012/FEST
2012
  Institui na Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST) o regimento de justificação de ausências às aulas (RJA), bem como o regime de compensação de ausências (RCA).

Regimento

Regimento

Clique no botão abaixo para efetuar o download do nosso regimento.

BAIXAR REGIMENTO

Acessibilidade e Inclusão

Acessibilidade e Inclusão

A Faculdade de Educação Santa Terezinha, objetivando gerar acesso e inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, tem zelado tanto pelos aspectos arquitetônicos em todas as unidades administrativas quanto pelas estratégias de comunicação e atitudes diante das diferenças.
O acesso e a inclusão nos cursos ofertados pela Fest considera os princípios do direito ao exercício da cidadania e da integração ao mundo do trabalho. Dessa forma, algumas ações se tornam necessárias:

A. Identificação contínuo da rede física, de mobiliário e de equipamentos da Fest, que careçam de reforma ou reaparelhamento para o atendimento de pessoa com deficiência;
B. Realização de estudos, objetivando uma sistematização e adequação de currículos em função de atender aos diferentes níveis e modalidades de necessidades educativas de nossos discentes;
C. Adequação de procedimentos metodológicos e avaliativos com vista a atender necessidades educativas de discente com deficiência;
D. Formação contínua para docentes e pessoal administrativo;
E. Realização/participação de campanhas de sensibilização da comunidade interna e externa acerca de direitos e deveres de pessoas com necessidades educacionais especiais;
F. Garantia da permanência do discente com necessidades educacionais especiais nas salas regulares de ensino, com atendimento das necessidades específicas em sala de apoio e as devidas adaptações curriculares;
G. Integração da pessoa com deficiência nas ações artísticas e culturais da Fest, conforme a capacidade de cada um, disponibilizando, quando necessário, atendimento individualizado;
H. Realização de um trabalho conjunto com o Núcleo de Prática Pedagógica (NPP), a Oficina Pedagógica (OP) e o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (Naps) para encaminhar o discente ao estágio curricular supervisionado;
I. Quebra de barreiras arquitetônicas e atitudinais.

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

Dentre os princípios pelos quais a Fest rege-se estão os da justiça, da ética e da solidariedade. Objetivando cumprir um dos papeis atribuídos à educação, qual seja, transformar e aprimorar o ser enquanto cidadão e agente transformador na construção de uma sociedade mais justa, tolerante e ambientalmente responsável.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996) preceitua atenção especial ao elemento social quando vincula o mundo do trabalho e à prática social. Também, a Lei Federal nº 10.861 de 14 de abril de 2004 instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), elencando a responsabilidade social como uma das dez dimensões de avaliação numa Instituição de Ensino Superior (IES).
Para Adolfo Ignacio Calderón  a Responsabilidade Social Universitária (RSU) está diretamente relacionada ao “compromisso permanente que as IES deveriam ter para cumprir sua missão, isto é, a garantia de boa qualidade de ensino para os cidadãos que adquirem os serviços educacionais por elas oferecidos, seja no âmbito da graduação ou da pós-graduação”.

Programa Fest de Responsabilidade Social

Dentre os princípios pelos quais a Fest rege-se estão os da justiça, da ética e da solidariedade. Objetivando cumprir um dos papeis atribuídos à educação, qual seja, transformar e aprimorar o ser enquanto cidadão e agente transformador na construção de uma sociedade mais justa, tolerante e ambientalmente responsável.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996) preceitua atenção especial ao elemento social quando vincula o mundo do trabalho e à prática social. Também, a Lei Federal nº 10.861 de 14 de abril de 2004 instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), elencando a responsabilidade social como uma das dez dimensões de avaliação numa Instituição de Ensino Superior (IES).
Para Adolfo Ignacio Calderón  a Responsabilidade Social Universitária (RSU) está diretamente relacionada ao “compromisso permanente que as IES deveriam ter para cumprir sua missão, isto é, a garantia de boa qualidade de ensino para os cidadãos que adquirem os serviços educacionais por elas oferecidos, seja no âmbito da graduação ou da pós-graduação”.
O “PROFEST”, Programa FEST de Responsabilidade Social é um conjunto de ações, políticas, atitudes, serviços e valores que nossa empresa-educativa – FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA – assume e se compromete em desenvolver, visando:

 PARTILHAR CONHECIMENTO
 EFETIVAR SOLIDARIEDADE
 EXERCER CIDADANIA

Nosso comportamento ético e solidário se realiza em algumas ações-convicções que listamos a seguir:

1. SOMOS UMA ‘CASA DE PROFESSORES”

Nossa Diretora Geral, Professora Doutora Roza Maria Soares da Silva, nos relembra continuamente isso: “somos professores”. Por isso, nossa Responsabilidade Social impulsiona a política de oportunizar, em nossos quadros, docentes novos e empreendedores, egressos e não-egressos, formando um Grupo de Profissionais, caracteristicamente dedicados à Docência, vislumbrando uma “Educação de qualidade”. A Diretoria Acadêmica, sente-se particularmente envolvida nessa ação.

 

2. FOCAMOS O CUIDADO NA PANDEMIA

Uma ação emergencial da nossa Responsabilidade Social foi o Projeto “Resiliência no período Pandêmico”, cujo objetivo é propor aos colaboradores um “espaço-tempo” de atendimento psicológico on-line e/ou presencial, definido em cronograma, com os psicólogos do Curso de Psicologia.

3. SOMOS UMA INSTITUIÇÃO PARCEIRA DOS INDÍGENAS

No macro entorno da Fest – Bioma Pré-amazônico – situam-se, para nossa riqueza, Comunidades indígenas, entre as quais, a presença do Povo Krikati. Por isso nossa Responsabilidade Social firma Parceria histórica com esse Povo Krikati, oferecendo-lhes, além de bolsas integrais de estudo nos cursos ofertados pela Fest, assistência pedagógica na formação da docência intra-aldeia e na preservação da cultura vivenciada. Nessa perspectiva, destaca-se o envolvimento do Curso de Pedagogia, pela mediação da Oficina Pedagógica.

4. PRIORIZAMOS O CUIDADO DAS CRIANÇAS

A intuição original da nossa Instituição, Fest, foi o cuidado educativo com a infância. O sonho do casal mantenedor, Profs. Roza Maria e Manoel Ferreira da Silva, sempre foi “Faculdade de Educação” e o Curso de Pedagogia inaugurou o processo. Por isso nossa Responsabilidade Social mantem o Projeto “Iniciação Digital” para grupos de crianças do entorno da Fest. Para concretização desta ação, destaca-se o Laboratórios de Informática.

5. VALORIZAMOS A TERCEIRA IDADE

Há dez anos, nossa instituição mantem o Projeto “A FEST na 3ª Idade”, um aspecto de nossa Responsabilidade Social que forma, acompanha e dinamiza, semestralmente, grupos de pessoas da Terceira Idade, preferencialmente do entorno da Fest. Para concretização dessa ação, destacou-se inicialmente o Curso de Pedagogia e de Teologia. Atualmente, conta-se com a expertise do Curso de Psicologia, Ciências Econômicas e Direito.

6. PRIMAMOS PELA ASSISTÊNCIA JURÍDICA

O terceiro curso agregado ao sonho inicial foi o Curso de Direito. Ainda com a 1ª turma foi inaugurado o “Escritório Modelo de Assistência Jurídica Dom Affonso Felippe Gregory” (EMAJ) e com ele o Projeto “EMAJ Itinerante”, um braço forte de nossa Responsabilidade Social que presta assistência jurídica gratuita permanente e, em períodos específico, assistência jurídica intensa em pontos estratégicos da cidade.

7. POSICIONAMO-NOS EM DEFESA DA MULHER

A partir de 2021, com a afirmação do Curso de Psicologia e construção do momento pós-pandêmico, nossa Responsabilidade Social se lança na efetiva concretização do Projeto “FÊMINE-FEST”, que objetiva Reunir, motivar, formar e acompanhar um grupo de Jovens-Mães do entorno da FEST:  50 Mulheres com Idade entre  18 a 30 anos, com vontade de participar de cursos e momentos de formação para empoderamento pessoal. Nesta perspectiva, destaca-se a abordagem intercursos.

8. INCENTIVAMOS OS VALORES CRISTÃOS

Na intuição original da mantenedora, os valores transcendentais da fraternidade, justiça, solidariedade e defesa da Dignidade Humana, têm lugar privilegiado na “Faculdade de Educação Santa Terezinha”. Desse modo, o Curso de Teologia concretizou nossa Responsabilidade Social projetando e realizando o 1º Ciclo formativo da Escola Diocesana de Catequese, numa parceria com a Diocese de Imperatriz.

Downloads

DOWNLOADS

 

Em Construção!

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!