Estudantes realizam atividades sobre a semana da Consciência Negra

Turma do 7° período noturno do curso de Direito expõe vídeos sobre a temática durante toda a semana

A semana da Consciência Negra é marcada por atividades na Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST). Na noite desta terça (12), alunos e professores prestigiaram a exibição da reportagem especial ‘O negro no mercado de trabalho: avanços e barreiras’.

A atividade faz parte de um ciclo de exposições organizada pela turma do 7° período do curso de Direito da instituição, sob orientação da Professora Veríssima Dilma Nunes Clímaco. Segundo a docente, “a intenção é de provocar nos acadêmicos a reflexão sobre o mito da democracia racial no Brasil. Então,  para que possamos estar discutindo essas questões, que são pouco discutidas na educação básica, é que promovemos essas atividades, para mostrar que realmente nós vivemos em um país que há racismo, há preconceito e nós precisamos entender todo esse contexto”.

Para os acadêmicos, essa é uma oportunidade de conhecer e evidenciar a luta da população negra. “Nessa semana que antecede o dia da Consciência Negra, é de suma importância repassar essa conscientização para os estudantes da faculdade. De certa forma, a população negra ainda não conseguiu conquistar 100% o seu espaço, mas eles lutam a cada dia para isso e as pessoas precisam reconhecer essa luta”, destaca o estudante Heitor Miranda Santos.

A atividade, que tem a exibição de documentários e reportagens, acontecerá ao longo da semana, durante os intervalos das aulas do período noturno, no Coreto Cultural da FEST.

DIA CONSCIÊNCIA NEGRA – O dia 20 de novembro marca a data de morte de Zumbi, símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos. A data foi criada por meio da Lei nº 12.519, no dia 10 de novembro de 2011, durante o governo de Dilma Rousseff.