Alunos utilizam psicodrama para entender os tipos de famílias

A atividade organizada pela turma do 2° período de Psicologia trouxe o psicodrama em ação para entender modelos familiares

A turma do 2° período de Psicologia da Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST) realizou, no dia 14 de novembro, um psicodrama apresentando os diversos tipos de famílias, sob o viés psicológico. A orientação foi do professor e psicólogo, Kadiniel Lourenço da Silva.

A proposta da atividade em sala de aula foi apresentar os diversos tipos de famílias e seus próprios manejos e ações. Os alunos deveriam apresentar a forma como cada uma lida com as situações do dia a dia, apresentando aspectos da primeira infância, infância e adolescência.

“A atividade tem grande importância a partir do momento em que os alunos puderam analisar através de cenas e comportamentos, além da própria encenação, como determinados modelos se colocam e de que maneira nós, profissionais da Psicologia devemos atuar para oferecer um atendimento humanizado e acolhedor”, explica Kadiniel.

Para os acadêmicos, essa foi uma oportunidade de vivenciar a realidade de perto e entender as situações propostas em sociedade. “Essa atividade proposta pelo professor Kadiniel, juntamente com toda a turma do 2° período, nos deu um direcionamento de como será atuar na Psicologia. A atividade nos mostrou como funciona a família vivendo em sociedade, os problemas que elas têm, e a possibilidade de superá-los com a ajuda do psicólogo. Nos deu, também, a percepção de como lidar com determinadas situações corriqueiras”, afirma o acadêmico José Fabiano Silva.

PSICODRAMA – É um método de apresentação teatral em que prevalece a espontaneidade. O método encena histórias, situações e momentos, utilizando personagens reais ou fictícios, trabalhando, assim, as relações interpessoais de maneira profunda e sensível.