Alunos de Psicologia discutem a política de atendimento do SUAS

O evento contou com a participação das turmas de 3° período de Psicologia e marcou o encerramento da disciplina de Estágio I

Por: Mariana Castro

Na noite desta quarta-feira (20), aconteceu no auditório da Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST) a roda de conversa com a temática ‘O atendimento da política de assistência social’, sob organização da psicóloga e docente, Marcione Santos. O evento encerra a disciplina de Estágio I, que tem ênfase social, a fim de conhecer a política de atendimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com destaque nas redes de assistência Cras, Creas e Casas de Passagem.

“Esse evento é a finalização do estágio de observação dos 3° períodos de Psicologia matutino, vespertino e noturno. Fizemos uma mesa redonda abordando o atendimento da política de assistência social, sobretudo a atuação do psicólogo dentro da política da assistência social dos programas Cras, Creas e o Sistema Prisional”, explica Marcione.

A mesa recebeu os convidados Ferdinan Lisboa, que é psicólogo e atua no Creas de João Lisboa; a psicóloga Lislie Leite, que atua no Sistema Prisional de Imperatriz; a assistente social do Cras de Imperatriz, Jeane Lopes; e a coordenadora do curso de Psicologia, Junia Alves Santos.

Os estudantes de Psicologia da FEST iniciam suas experiências em estágio no 3° período. Um ponto positivo, já que dessa maneira ficam mais próximos do dia a dia de um profissional atuante.

“Começarmos um estágio tão cedo faz toda diferença na nossa formação, porque antes mesmo que a gente conheça o trabalho do psicólogo, é importante conhecer o espaço em que ele vai atuar. Se eu já saio preparada, eu vou trabalhar de forma muito mais eficiente e eficaz quando eu chegar ao campo como profissional, onde a gente coloca frente a frente teoria e prática, desconstruindo muitos conceitos e construindo vários outros”, afirma a estudante Débora Sampaius.